banner

Configurando Robôs gestão xml protheus

Informações sobre os campos Pasta Configurações do JOB

Configurações sobre agendamento do serviço para baixar e-mails de forma automática.

Serviço Habilitado :

Deixa ou não habilitado o serviço de agendamento.

NSU Zerado?: Sempre em que o Job for executado, irá zerar o sequencial da Sefaz, o serviço verifica tudo o quê foi emitido contra o CNPJ nos últimos 90 dias. Orientamos a deixar como “Não”, pois, sempre em que o download Sefaz for executado, irá consultar as mesmas notas, gerando assim uma lentidão e queda de rendimento.

Empresa/Filial principal do processo:

Responsável por informar a primeira empresa para execução dos Serviços Automáticos. Pois, os serviços automáticos são executados em todas as empresas licenciadas.

Atraso após a primeira execução – Após a inicialização do agendamento em quantos minutos irá rodar.

Identificador de thread [Debug] – Gera log referente às baixas dos xmls da Sefaz e E-mail.

Ativar Job.ini – Ativa o agendamento de execução dos Jobs, onde será executado a partir da configuração no appserver.ini ou em algum slave.

Orientamos a parametrizar os Jobs, para serem executados a cada duas horas. Para que seja evitado o consumo indevido aos WebServices Sefaz. O RefreshRate é tempo em Segundos.

7200= O job será executado a cada duas horas.

Tempo de espera – De quantos em quantos minutos irá rodar a baixa automática dos e-mails.

– Tempo de espera estimado em 12 minutos (7200).(Milisegundos)

Conexões:

– Fila; Ele irá abrir uma conexão para cada rotina que irá controlar uma fila por filial, ele irá executar filial por filial. Ativando um serviço de cada vez, diminuindo assim, uso de memória excessiva no servidor.

– Concorrentes; ele ira executar todos os jobs por filial, causando lentidão no ambiente. Por padrão, utilizamos “Conexões” como Fila.

Informações do processo de console – Informa log no console do appserver/slave que o Job estiver configurado. Evidênciando se os serviços estão sendo executados de maneira correta.

Serviços do job – Configura os serviços abaixo para execução de forma automática.

1- Verificar E-mail: Realiza consulta ao E-mail da rotina, verifica se possui arquivos xml na Caixa de Recebimento. Caso tenha Xml’s, a rotina acaba realizando o download dessas notas e limpa a caixa de entrada. Por isso é necessário um E-mail para uso exclusivo.

2- Validar Xml: Verifica o Xml importado do E-mail e o compara com o mesmo Xml da Sefaz, fazendo a validação das informações.

3- Checar Pré-Nota: O Job de forma automática identifica todas as notas com “status: Pré-Nota a Classificar”, e consulta através da chave dos Xml’s se, houve alguma mudança no Status da nota no Site Sefaz. Ex: Autorizado Para Uso, acaba sendo “Cancelada”. O serviço, automaticamente atualiza o Status da nota para Cancelada, onde impossibilitará o usuário de efetuar o lançamento da mesma.

4- Consulta de Xmls: Realiza Consulta aos WebServices Sefaz para verificar se alguma nota foi emitida contra o CNPJ da filial.

5- Notificações por E-mail: Dispara mensagens quando algum xml for cancelado, classificado ou etc…

6- Download Xml Sefaz: Realiza a Consulta aos WebServices Sefaz, verifica todas as notas disponiveis para download e as importa para dentro do Protheus de for automatizada. O arquivo Xml acaba sendo armazenado dentro da pasta “xmlsource”.

8- Integração Conversão Imagens: Através do Serviço, a rotina realiza consulta ao E-mail e verifica as “NFs-e” em formato “.pdf” e as envia para o conversor de “Pdf para Xml”. Após a conversão a nota é importada para dentro da ferramenta.Obs: Esse job é utilizado somente para as prefeituras que não possuem WebService referente a NFs-e.

9- Download NFSE API: Realiza consulta as prefeituras que possuem WebService, e verifica se alguma NFs-e foi emitida contra o CNPJ da Empresa. Lembrando que é necessário ser configurado manualmente, as prefeituras que a empresa trabalha.

Dias Consulta – Em quantos dias o sistema deve retroagir para consultar XML, verificando se houve cancelamento posterior ao recebimento e processamento do XML. (Verifica os Xmls já importados, e armazenados na tabela ZBZ)

Hora Consulta – Informa a hora em que o Job de Consulta deve ser executado.

Orientamos a escolher um horário, em que ninguém utilize o ambiente, pois é um Job muito pesado.

Empresa/Filial que deseja bloquear: Informar ao Sistema qual as empresas/filiais em que os Serviços não devem executados.

Consulta Chave: Informe ao Sistema o número máximo de consultas por Chave Xml dentro de período selecionado em horas no parâmetro “Tempo Requisição”.

Consulta CNPJ: Informe ao Sistema o número máximo de consultas por CNPJ dentro de período selecionado em horas no parâmetro “Tempo Requisição”.

Tempo Requisição: Preencha em minutos, o período limitador de Consulta.

Ex: Caso o Parâmetro esteja preenchido com “60”, será permitido 5 consultas por Chave dentro de uma hora, e, 3 consultas por CNPJ dentro de uma hora.

Essa rotina trabalha como limitador de requisições, para que não seja gerado o Consumo Indevido.

Conhece nosso produto GESTÃO XML PROTHEUS ? Clique aqui e saiba mais 

Helponline GESTÃO XML
Admin HF

Baixa e-mail Microsoft

Helponline do produto GESTÃO XML PROTHEUS. Macro fluxo do processo, pré-requisitos, como implantar, funcionalidades e vídeos.

Leia mais
Helponline GESTÃO XML
Admin HF

Manifestação sefaz

Helponline do produto GESTÃO XML PROTHEUS. Macro fluxo do processo, pré-requisitos, como implantar, funcionalidades e vídeos.

Leia mais