Gerar prénota de entrada

Entrar no módulo de compras na opção de Atualizações / Importa XML / Importa e clicar na opção Gerar Pré-Nota:

Ao final da importação para o banco de dados será possivel verificar a nota pelo Browse conforme abaixo.

Esta opção é responsável por gerar a Pré-nota de entrada após o XML ser importado sem críticas no banco de dados do sistema. Para gerar a pré-nota há a necessidade de posicionar o cursor em cima de um determinado XML e clicar em Gerar Pré-Nota. É responsável por automatizar o procedimento de entrada de pré-nota no sistema evitando erros de digitação.

Ao clicar no botão Gerar Pré-nota irá ser apresentado a tela abaixo:

 

Informações dos campos

Amarração Produto? – Esta opção é responsável pelo usuário selecionar qual de-para de produtos entre código do produto do fornecedor e código do produto do cliente.

 

tipos de amarração

1 – Amarração SA5/SA7 – Cadastro padrão TOTVS onde o cliente informa o código do produto do fornecedor no campo no cadastro de produto x fornecedor ou cadastro de produto x cliente.

2 – Amarração ZB5 – Cadastro específico desenvolvido para o cliente efetuar o De-para de código de produtos entre cliente e fornecedor.

3 – Sem amarração – Utilizado em situações onde o cliente fatura de uma filial para outra e o código do produto é o mesmo. Este tipo de amarração não precisa efetuar De-para.

4 – Por Pedido – Não amarra o produto, mas, deverá selecionar um pedido do fornecedor. Apenas para NFe do tipo normal.

5 – Virtual – Apresenta-se uma tela com os itens do XML para que o usuário selecione qual produto deve ser dado a entrada para cada item.

Se a amarração for por pedido será apresentado a tela abaixo para ser escolhido um ou mais pedido do fornecedor que comporá a prenota:

Se a amarração for por pedido e o fornecedor não tiver pedido em aberto será exibida a tela abaixo:

Se a amarração for virtual será apresentado a tela abaixo para ser escolhido item à item do XML os produtos que compor à prenota:

Depois de selecionado os parâmetros, o sistema busca as informações do XML no banco de dados e abre a seguinte tela, que é a própria tela de pré-nota:

Caso o parâmetro de amarração de pré-nota com pedido de compras esteja como Sim na rotina de administração do importa XML, você terá que informar os campos de centro de custo, pedido e item.

Para incluir um centro de custo basta posicionar na linha do item e clicar no botão , posteriormente clicar na lupa selecionando determinado centro de custo, ou deixar que o centro de custo seja atualizado ao selecionar o pedido e o item à amarrar.

Para selecionar um pedido à amarrar com o item da pré-nota clique em ações relacionadas caso seja versão 11 e clique no botão Item Ped. ou tecla de atalho F6. Irá aparecer os pedidos de compras para o item posicionado.

Clicando em confirmar o sistema inseri, na linha posicionada, o número do pedido de compras, o item e o centro de custo.

Ao confirmar a tela se o valor total do XML for diferente do valor total lançado o sistema apresentará a mensagem abaixo:

Se clicar em Não o sistema voltará à tela para acerto. Se clicar em Sim, ou ao confirmar a tela de pré-nota, não tiver diferença, o sistema apresenta a seguinte tela:

Se todos os itens estiverem devidamente cadastrados e os pedidos amarrados, o sistema gerará a pré-nota. E então o sistema verificará a configuração do parâmetro XM_CFGPRE, se estiver com o valor 2-Sempre Perguntar, apresentará a seguinte tela:

Ao clicar Sim o sistema abrirá a tela padrão de classificação de pré-nota.

Caso o parâmetro estiver com o valor 1-Classificar NF, irá direto para a tela padrão de classificação de pré-nota, como abaixo:

Caso o parâmetro estiver com o valor “0-Nenhuma ação” ou for clicado “Não” na pergunta acima, apenas será exibida a informação abaixo:

Caso não encontre determinado produto para gerar a pré-nota e a amarração não for por pedido

No momento de gerar a Pré-nota, se não encontrar um ou vários produtos, é apresentado a tela abaixo:

Perceba que na tela acima são exibidos produtos encontrados e produtos não encontrados. Clicando em “Detalhes” o sistema apresenta a seguinte tela para caso usuário queira copiar todos os itens e colocar em um arquivo texto qualquer para análise dos produtos inexistentes.

A tela abaixo é responsável por efetuar a amarração do produto que está no XML com o cadastro de produto da empresa. Para efetuar a amarração basta posicionar o cursor no item que não está amarrado e clicar duas vezes em cima, então, irá abrir esta tela abaixo para amarração:

O Botão Amarra Todos só aparece quando a amarração for customizada (ZB5). Ele efetuará a amarração de todos os códigos que não tem amarração com o mesmo código de produto próprio. A tela responsável pela amarração para todos é a tela abaixo:

Observações: A tela de produtos não encontrados funciona somente para nosso cadastro específico ZB5 ou padrão SA5. Não funcionará para a tabela SA7.

Para amarração de produtos de clientes com o produto da empresa deve-se utilizar a nossa rotina específica de Amar. Prod. Fornecedor. Para saber como preencher este cadastro utilize o help da rotina.

Observações: São aconselháveis à utilizar esta rotina as empresas que compram sempre os mesmos produtos do mesmo fornecedor. Após a geração da Pré-nota, todo restante do sistema é da forma padrão de como está implantada no cliente.

 

Caso exista o ponto de entrada U_XMLPE2UM:

No momento de gerar a pré-nota, se existir o ponto de entrada U_XMLPE2UM, para cada item ele enviará como parâmetro para o PE a matriz Paramixb[5] onde:

  • [1] – Código do Produto;
  • [2] – Unidade de Medida do XML;
  • [3] – Quantidade da unidade de medida;
  • [4] – Valor unitário do XML;
  • [5] – Matriz com o Objeto de ICMS para fazer os tratamentos do FCI.

E deverá devolver uma matriz no mesmo modelo aRet[4], modificando a unidade, a quantidade e o valor unitário, ficando assim:

  • [1] – Código do Produto;
  • [2] – Unidade de Medida para a pré-Nota;
  • [3] – Quantidade convertida para a Unidade;
  • [4] – Valor unitário convertido para a Unidade.

Ao receber os novos valores o sistema checará se o valor total do item do XML é igual ao calculado com os novos valores, caso não for ele exibirá a seguinte mensagem:

A geração da pré-nota será interrompida. Corrija os cadastros ou o ponto de entrada para poder incluir a pré-nota.

 

Caso um ou mais itens do XML esteja com valor unitário zerado

No momento de gerar a pré-nota, se algum item estiver com valor unitário zerado, é apresentada a tela abaixo:

O sistema irá interromper a geração da pré-nota. Neste caso você deve contatar o fornecedor e pedir para que ele cancele o XML e emita um com os valores corretos.
Caso seja CTE e o parâmetro XM_CTE_DET esteja “SIM” e o parâmetro XM_CSOL esteja como “SIM”

No momento de gerar a pré-nota de CTE, se o parâmetro XM_CTE_DET estiver como SIM e o XM_CSOL também como SIM, o sistema, ao confirmar a pré-nota, checará a existência das notas fiscais vindas dentro do XML e preenchida nos campos NF de origem e Série de origem e buscará estas notas no cadastro de livros fiscais (SF3), das notas de entrada. Caso encontre alguma divergência a tela

Se teclar em continuar assim mesmo, então a pré-nota será gerada. Se clicar em voltar e alterar, você poderá alterar a NF, para isto temos também uma tecla [F7] na qual você pode consultar as notas fiscais de entrada de um determinado fornecedor.

Ao teclar F7 ele pedirá o CNPJ do fornecedor:

Escolha o Fornecedor caso o mesmo não tenha Notas Fiscais de entrada aparecerá a tela:

Caso existam notas fiscais para o fornecedor em questão aparecerá a tela abaixo:

Selecione a nota fiscal do item e clique [OK] para ele preencher os campos NF de origem e série de origem.

Caso seja CTE e o parâmetro XM_CTE_DET esteja “SIM” e o parâmetro XM_CSOL esteja como “NÃO”

No momento de gerar a pré-nota de CTE, se o parâmetro XM_CTE_DET estiver como SIM e o XM_CSOL estiver como NÃO, o sistema, ao confirmar a pré-nota, checará a existência das notas fiscais vindas dentro do XML e preenchida nos campos NF de origem e Série de origem e buscará estas notas no cadastro de notas fiscais de saída (SF2). Caso encontre alguma divergência a tela abaixo aparecerá:

Ele checará tanto a existência da NF quanto se a mesma tem a transportadora do XML. Se teclar em continuar assim mesmo, então a pré-nota será gerada. Se clicar em voltar e alterar, você poderá alterar a NF, para isto temos também uma tecla [F7] na qual você pode consultar as notas fiscais que foram emitidas com a transportadora em questão.

Ao teclar F7, caso a transportadora não esteja cadastrada, será informada a tela abaixo:

Selecione a nota fiscal do item e clique [OK] para ele preencher os campos NF de origem e série de origem.

Se ela existir e não existirem notas fiscais com a transportadora do XML aparecerá a tela abaixo:

Caso existam notas fiscais com a transportadora em questão aparecerá a tela abaixo:

Observações: Caso usuário que esteja logado seja um administrador poderá clicar onde será apresentada a tela de configurador do sistema. Para maiores detalhes acesse o configurador -> Ambiente -> cadastro _ CONF_IMP_XML

 

Conhece nosso produto GESTÃO XML PROTHEUS ? Clique aqui e saiba mais 

Helponline GESTÃO XML
Admin HF

Baixa e-mail Microsoft

Helponline do produto GESTÃO XML PROTHEUS. Macro fluxo do processo, pré-requisitos, como implantar, funcionalidades e vídeos.

Leia mais
Helponline GESTÃO XML
Admin HF

Manifestação sefaz

Helponline do produto GESTÃO XML PROTHEUS. Macro fluxo do processo, pré-requisitos, como implantar, funcionalidades e vídeos.

Leia mais