How Can We Help?

4 – Download XML

Opção Download XML

Opção que baixa o XML da SEFAZ, obedecendo às regras da nota técnica 2012_002. Algumas regras são:

– Para poder baixar o XML deverá ter a manifestação do destinatário, neste caso, se não estiver o sistema perguntará se deseja manifesta-lo, caso sim, o sistema irá manifestar como confirmação da operação ou ciência da operação (a escolha do usuário) e então baixará o XML;

– O período disponível para download é de 90 dias após autorização de uso, pelo DF-e;

– O SEFAZ manterá uma análise do uso das aplicações das empresas para evitar uso indevido, como exemplo, o excesso de download para o mesmo XML e também o número excessivo de XMLs que estão sendo baixados, já que ela entende que o emitente normalmente envia o XML ao destinatário.

– E necessário incluir arquivo de dll na pasta smartclient, este arquivo acompanha no patch de aplicação. Conforme imagem abaixo.

Ao clicar no botão ele fará a seguinte pergunta:

Se escolher o botão <Nenhum> ele abrirá a o browse mostrado mais abaixo para inserir as chaves uma a uma e/ou utilizar as outras opções do menu.

Se escolher o botão CNPJ ele pedirá o CNPJ para consulta a SEFAZ das chaves que estão disponíveis para download, conforme nota técnica 2012_002:

Ao clicar em <OK> ele verificará se o CNPJ consta no Sigamat e também se este CNPJ tem licença disponível. Caso não conste ou não tenha licença ele mostrará a seguinte mensagem:

Caso o CNPJ exista terá uma consulta na SEFAZ para verificar quais chaves está disponível:

Se nenhuma chave estiver disponível o sistema mostrará a seguinte tela:

Se você precisar fazer uma consulta em seu Sigamat basta teclar <F3> que ele mostrará um browse com os CNPJ(s) de seu Sigamat, conforme tela abaixo:

Se escolher o botão Chave ele pedirá as chaves de acesso, que deseja realizar o download.

Clique em <Incluir>, o sistema irá fazer a consulta ao SEFAZ e apresenta a mensagem:

Ao concluir o sistema pedirá a próxima chave. O sistema só faz o download de no máximo 10 chaves, por vez. Se a consulta ao SEFAZ falhar ele mostrará a tela abaixo com o erro:

Clique em <Continua> para pedir nova chave.

Após incluir as chaves desejadas clique em sair para abrir o browse com as chaves.

Com duplo clique marque as chaves que deseja fazer a consulta, ou clique em ações relacionadas e clique em marcar todos. Depois de marcada as chaves clique em <Confirmar> e será apresentada a tela abaixo:

O sistema irá realizar o processo de baixa dos XMLs das chaves selecionadas e depois de concluído irá atualizar o browse com as respostas vindas da SEFAZ e apresentará as seguintes telas:

Quando o download foi concluído para todas as chaves, ou:

Quando os downloads, de algumas chaves foram concluídas e outras foram rejeitadas, ou:

Quando não foi realizado nenhum download.

Clique em <OK> para ver as mensagens das chaves no browse:

Se nenhuma chave for selecionada ao clicar em <Confirmar> aparecerá a seguinte mensagem:

Se uma ou mais chaves receber o retorno do SEFAZ o código 633 (falta de manifestação “Confirmação da operação” ou “Ciência da operação”) o sistema apresentará a seguinte mensagem:

Ao clicar em <SIM> o sistema fará o pedido para a manifestação que o usuário solicitar através desta pergunta:

Então o sistema fará a manifestação das devidas chaves e atualizará o browse com a devida resposta. Se o código de retorno do SEFAZ for 135 (Evento registrado e vinculado a NF-e) o sistema fará nova tentativa de download do XML e atualizará o browse de acordo com a resposta vinda do pedido de download do XML.

Ao clicar em Fechar o sistema pergunta:

Ao confirmar basta você seguir os procedimentos normais para importação dos XMLs, que são deixar o JOB importar ou clicar em Baixar XML.

Em Outras Ações temos algumas funções que auxiliam na operação do browse para download dos XMLs:

  • 1 – Inverter – Esta opção inverte a marcação no browse, ou seja, o que estava marcado fica desmarcado e o que estava desmarcado fica marcado.
  • 2 – Marc Todos – Esta opção permite você marcar todas as chaves ou desmarcar todas as chaves conforme a pergunta abaixo:
  • 3 – Dig Chaves – Esta opção permite você incluir uma nova chave no browse:
  • 4 – Dig CNPJ – Esta opção permite você escolher outro CNPJ que esteja em seu Sigamat para fazer nova consulta de chaves disponíveis na SEFAZ:
  • 5 – Manifestação Destinatário – Esta opção permite você realizar a manifestação do destinatário antes de fazer o download, conforme a pergunta abaixo: 6 – Pesquisar – Esta opção permite que você realize pesquisar no momento do download.

4 – Dig CNPJ – Esta opção permite você escolher outro CNPJ que esteja em seu sigamat para fazer nova consulta de chaves disponíveis na SEFAZ:

5 – Manifestação Destinatário – Esta opção permite você realizar a manifestação do destinatário antes de fazer o download, conforme a pergunta abaixo:

6 – Pesquisar – Esta opção permite que você realize pesquisar no momento do download.

Se você não selecionou nenhuma chave, ou:

Clicando em <OK> o sistema voltará ao browse com as devidas respostas do SEFAZ quanto à manifestação pedida:

Se clicar em “Operação Não Realizada” deverá informar uma justificativa para cada chave selecionada:

Se cancelar a Justificativa a manifestação não será realizada, e apresentará a tela abaixo:

Observações: A manifestação “Ciência da Operação” não finaliza o processo de manifestação do destinatário, mas já permite o download do XML, ficando, então, necessária, posteriormente, pelas rotinas padrões, de manifestação do destinatário, disponibilizadas pelo SEFAZ, a conclusão deste processo. A manifestação “Confirmação da Operação” já é conclusiva pelo SEFAZ. 

7 – Editar NSU/MDAMB/MDVER NF-e – Esta opção edita o parâmetro do TSS MV_MDNSU/MV_MDAMB/MV_MDVER. Este parâmetro é o número do último NSU passado para Web Service NfeConsultaDest e/ou NFeDistribuicaoDFe, que devolve as chaves de NFe emitidas contra o CNPJ. Caso seja informado com zero, ou com um NSU muito antigo, a consulta retornará unicamente as notas fiscais que tenham sido recepcionadas nos últimos 90 dias. A versão deverá ser a 1.00 para utilizar o WS do Sefaz NFeDistribuicaoDFe, pois com a versão 1.01 utiliza o WS NfeConsultaDest que foi descontinuado pelo SEFAZ. O Ambiente deverá ser 1-Produção e 2 Homologação, lembrando que em Homologação possivelmente não serão encontradas Notas nos Servidores do SEFAZ.

Ao clicar nesta opção será apresentada a tela:

Informe o número desejado, digite 0 ou deixe em branco. Ao clicar em salvar ele atualizará o parâmetro e você poderá baixar os XMLs pelo CNPJ de acordo com este parâmetro.

Observações: Esses parâmetros só são criados após a primeira realização de um Download por CNPJ, devido a ser parâmetro do próprio TSS. Então para que a rotina funcione, se faz necessário, rodar a rotina de download por CNPJ a primeira vez, para cada filial, ele não devolverá chave alguma, mas criará os parâmetros, então venha em Editar NSU/MDAMB,MDVER, zere o NSU, preencha a versão com 1.00 e o Ambiente com 1. Após feito isso a rotina de download por CNPJ começa a funcionar e ao pedir ao sefaz ele devolverá as chaves emitidas contra o CNPJ. 

Observações: Esses parâmetros serão exclusivos para cada IDENT (Filial) e rodará em conjunto com o certificado configurado na Tela NFESEFAZ do Faturamento, que deverá estar configurado e parametrizado, a fim de que o Status Sefaz (opção do Faturamento) retorne 107-Em Operação, neste caso para o NFe, mas em geral deve retornar 107-Em operação, tanto para NFe, CTe e NFCe. 

8 – Editar NSU/MDAMB/MDVER CT-e – Parâmetros número do último NSU passado para Web Service CTeDistribuicaoDFe, que devolve as chaves de CTe emitidas contra o CNPJ. Caso seja informado com zero, ou com um NSU muito antigo, a consulta retornará unicamente os CTes que tenham sido recepcionadas nos últimos 90 dias. A versão deverá ser a 1.00 para utilizar o WS do Sefaz CTeDistribuicaoDFe, o Ambiente deverá ser 1-Produção e 2 Homologação, lembrando que em Homologação possivelmente não serão encontradas Notas nos Servidores do SEFAZ.

Informe o número desejado, digite 0 ou deixe em branco. Ao clicar em salvar ele atualizará o parâmetro e você poderá baixar os XMLs pelo CNPJ de acordo com este parâmetro.

Observações: O download de CTe só existe quando é solicitado por CNPJ, e não existe solicitação de uma única chave ao Sefaz, de forma que para que pelo importa XML seja solicitado uma única chave, ele fará uma busca em base de dados interna (Tabela “ZBS”), que é alimentada após a solicitação por CNPJ. 

Observações: Esses parâmetros serão exclusivos para cada IDENT (Filial) e rodará em conjunto com o certificado configurado na Tela NFESEFAZ do Faturamento, que deverá estar configurado e parametrizado, a fim de que o Status Sefaz (opção do Faturamento) retorne 107-Em Operação, neste caso para o CTe, mas em geral deve retornar 107-Em operação, tanto para NFe, CTe e NFCe.

9 – Legenda – Esta opção mostra a legenda quanto à rotina de download de XML, conforme abaixo: 10 – Visualizar – Esta opção permite mostrar os dados da chave quando feita a consulta pelo CNPJ. Ao clicar nesta opção serão mostradas três ABAS com as informações da chave selecionada:

10 – Visualizar – Esta opção permite mostrar os dados da chave quando feita a consulta pelo CNPJ. Ao clicar nesta opção serão mostradas três ABAS com as informações da chave selecionada:

Aba “GERAIS”, com as informações de download quando clicado na opção confirma:

Aba “NFE” com as informações da NFe carregado através da escolha por CNPJ:

Aba Carta de Correção, com a informação da Carta de Correção, carregado através da escolha por CNPJ quando nesta chave for feita uma carta de correção. Provavelmente está chave já conste no banco de dados:

Table of Contents