How Can We Help?

Banco de dados do Protheus

Entrar no módulo de compras na opção de Atualizações / Importa XML / Importa e clicar na opção “Baixar XML“: Esta opção permite efetuar a baixa dos e-mails com as notas fiscais (xmls), consultando no Sefaz e gravando dados da nota fiscal eletrônica no banco de dados. Ao clicar no botão baixar NFE o sistema abre uma tela conforme abaixo verificando se a e-mail a ser baixado no Protheus.

Existem diversos tipos de criticas da nota fiscal eletrônica do Sefaz. Segue exemplo que o nosso sistema apresenta na tela em caso do parâmetro MV_MOSTRAA estiver igual a Sim. Por padrão este parâmetro vem igual a “S”

Existem muitas outras críticas que são apresentadas pelo Sefaz em caso de problemas.

Existe validação especifica que não é do Sefaz, mas sim criado por nós que não permite gravar um XML já gravado no banco de dados.

Após o término da importação o sistema gera um log conforme abaixo.

Ao mesmo tempo, em que gera esta tela de log acima, o sistema, baixa primeiramente do e-mail para uma pasta na rede dentro da pasta Protheus Data. Precisa informar o nome da pasta no parâmetro MV_X_PATHX. Por padrão vem em branco.

No exemplo o parâmetro MV_X_PATHX a informação xmlsource. A partir deste parâmetro preenchido o usuário deverá criar a pasta com o mesmo nome dentro do diretório Protheus_data, o sistema cria o restante das pastas conforme abaixo.

A pasta “importados” contém os XMLs que foram gravados no banco de dados do Protheus com sucesso sem críticas.

A pasta “log” contém informações sobre quantas notas foram gravadas com sucesso, com problema e se existem pré-notas geradas no momento de baixa as NFE.

A pasta “rejeitados” contém os XMLs que devido algum motivo não conseguiu gravar no banco de dados. Utilizado mais pelo técnico Protheus, para analisar com mais cautela o porquê não foi possível gravar no banco de dados. Uma dica. Caso tenha alguma nota nesta pasta, tente abrir no internet Explorer. Arraste até o final da barra de rolagem e veja se não tem nenhuma palavra de erro. Caso tenha entre em contato com o fornecedor explicando que seu XML está com problema.

Importante: As mensagens somente aparecem se o parâmetro “MV_MOSTRAA = S” e não esteja baixando notas de forma automática. Há a necessidade de o parâmetro MV_X_PATHX estar com a pasta criada dentro do diretório Protheus_data. Caso ao contrario ira gerar erro no sistema. Para que o usuário receba e-mails com as críticas é necessário informar os e-mails na tela administrativa, para isso, solicitar ao administrador do sistema. O sistema esta desenvolvido para importar NFe e NFCe da versão 3.10 e CTe da versão 2.00. Para ser feita a consulta ao SEFAZ os parâmetros de NFe, NFCe e Eventos deverão estar configurados na tela SPEDNFE do faturamento.

Ao final da importação para o banco de dados será possível verificar a nota pelo Browse conforme abaixo.

Observações: Caso queira importar o XML sem ser por e-mail existe como fazer, segue: Inclua os arquivos que deseja ser importado na pasta raiz dentro do protheus_data conforme informado no parâmetro MV_X_PATHX. Clique no botão baixar.

Observações: Após importar o XML se o parâmetro XM_PEDREC (Pedido Recorrente) estiver como “S” o sistema gerará a pré-nota automaticamente obedecendo as regras de pedido recorrente conforme descrito no passo 2.4.

Observações: Ao importar o XML se o parâmetro XM_XMLSEF (Comparar TAGs com a SEFAZ) estiver como “S” o sistema fará a checagem das TAGs do XML com o XML que está na SEFAZ de acordo com as TAGs definidas no arquivo TAGNFE.CFG da pasta CFG do diretório padrão de XML definidos no parâmetro MV_X_PATHX. Este arquivo pode ser editado pelo bloco de notas e incluída e/ou retirada as TAGs que forem necessárias. Tendo alguma divergência destas TAGs será enviado um e-mail com a comparação das TAGs para a conta definida no parâmetro XM_EMAIL2 (notificações de erros).



Table of Contents